Encenações no Largo da Ordem abrem programação de Natal em Curitiba

Um grande espetáculo de rua, com uma sequência de cenas natalinas que utilizam como cenário os casarões do Centro Histórico, abre nesta quarta-feira (22/11), a partir das 20h, as festividades do Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba. O público será convidado a acompanhar pelo calçadão as cenas preparadas com figurinos, luz, som e efeitos especiais, e depois a assistir, no palco do Memorial de Curitiba, ao concerto das etnias. 

Vista noturna do Largo da Ordem com iluminação cenica e estruturas montadas para o evento: Natal, Luz dos Pinhais que se inicia dia 22 de Novembro - Curitiba, 20/11/2017 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Com roteiro e direção de Edson Bueno e participação de 15 atores, incluindo Luiz Carlos Pazzelo no papel de arauto, o espetáculo “Natal no Largo da Ordem – espírito de amor e confraternização” destaca passagens bíblicas do Natal. A primeira cena, com toques de sinos por todo o Largo da Ordem, acontece na sacada do Palacete Wolff. Do alto da janela, o arauto e os emissários anunciam o nascimento de Jesus. Na segunda cena, na sacada do Solar do Rosário, os Reis Magos apontam a Estrela de Belém. Na terceira, o arauto reaparece na Igreja Presbiteriana e anuncia o Natal e o Anjo Gabriel recita trechos da Carta aos Coríntios.

Depois, as atenções se voltam para as janelas da Casa Hoffmann. De lá, o Anjo do Teatro e o Anjo do Circo (numa referência às artes) anunciam o nascimento de Cristo. É quando o Anjo da Ópera, um tenor, canta “Ave Maria” ao vivo. A última cena externa acontece na Igreja da Ordem, onde o arauto recita versos de Isaías ao som de Aleluia de Handel.

Por volta das 20h30, o arauto e os emissários recepcionam o público na entrada do Memorial de Curitiba para a árvore de Natal ser acesa. Após uma breve solenidade com autoridades e patrocinadores do evento, haverá apresentações das etnias, em que cada uma terá um casal representante mostrando suas danças e tradições. A festividade termina com as apresentações da Banda Musical de Concerto do Caximba e do Coral Thalia.

Programação

As encenações que acontecem ao ar livre no Largo da Ordem serão reapresentadas numa versão “pocket” todas as quartas-feiras, no Memorial de Curitiba, seguidas de outras atrações. No dia 29 de novembro haverá apresentações dos Corais Curumim e Santa Maria; no dia 6 de dezembro, a atração será o Quinteto de Metais CWBBrass; e no dia 13, a Orquestra de Metais e Percussão Gênesis.

No encerramento da programação, no dia 20 de dezembro, as encenações voltam a acontecer nas sacadas e janelas dos prédios históricos. A atração final, num palco que será montado no Largo da Ordem, será o concerto “400 Vozes pelo Natal de Curitiba”, com integrantes do Coral Nosso Canto e participação da Big Belas Band.

Serviço:

Proclamação do Natal – Abertura
Espetáculo: “Natal no Largo da Ordem – espírito de amor e confraternização”
Local: Memorial de Curitiba e casarões históricos do Largo da Ordem
Data e horário: 22 de novembro (quarta-feira), às 20h
Entrada franca