Jardim Botânico já está pronto para o Natal

Com formas de pinheiros no Jardim Francês, o Jardim Botânico de Curitiba se prepara para receber os visitantes que vêm conferir a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. As trocas de flores dos desenhos geométricos terminaram nesta quinta-feira (29/11) e, em cerca de duas semanas, devem estar prontos para encantar e aparecer nas fotos dos visitantes.

Árvore da Vida montada ao lado da estufa do Jardim Botânico. Curitiba, 29/11/2018. Foto: Luiz Costa/SMCS

Os pinheiros já foram atração do Natal no Botânico no ano passado, lembra o diretor de Produção Vegetal, responsável pelo espaço, José Roberto Roloff. “Fazemos a troca trimestral das flores dos canteiros e, nessa época, nos integramos ao clima natalino que toma conta da cidade. Em 2017 nossos pinheiros foram muito elogiados e repetimos a dose”, conta.



As flores complementam a decoração do local, que já conta com uma árvore da vida, montada ao lado da estufa, que também recebe uma iluminação com cores especiais durante o Natal. O Jardim Botânico é um dos atrativos mais procurados da cidade, segundo o Instituto Municipal de Turismo.

Sensações

Outra área bastante procurada pelos visitantes, o Jardim das Sensações, ganhou novas flores para este fim de ano. Begônias big, ametistas, sunpatiens, celosias, nova guinés e euphorbias são algumas das espécies que compõem a paisagem.

Troca de flores nos canteiros do Jardim Botânico, para receber os visitantes que vêm conferir a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Curitiba, 29/11/2018. Foto: Luiz Costa/SMCS

O passeio sensorial do Jardim das Sensações percorre um caminho de 200 metros com plantas nativas, aromáticas e medicinais. De olhos vendados, o visitante é estimulado a sentir de formas diferentes, por meio do toque, olfato e audição.



As plantas são identificadas também em braile e monitores ficam à disposição para o esclarecimento de questões que possam surgir ao longo do percurso. O atendimento acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O espaço ainda é aberto a visitas escolares, por meio de agendamento telefônico.