Parabéns Curitiba, conheça

Para comemorar o aniversário de Curitiba, fundada em 1693, os curitibanos planejaram uma programação esportiva, com corrida de rua, passeio ciclístico e competições variadas, sem esquecer das apresentações culturais, em um dos principais orgulhos dos habitantes da capital paranaense: os parques. Eles simbolizam o gosto da população pelo verde e a organização da cidade. O Parque Barigui é um dos mais visitados, entre os 16 parques urbanos de Curitiba.

Os "Campos de Curitiba" que serviam de pouso para tropeiros entre o Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais deram lugar a uma das mais modernas capitais brasileiras, mais tarde ocupada por imigrantes europeus. A forma mais prática para o turista conhecer Curitiba é por meio do ônibus especial para circuito turístico.



A linha especial percorre os principais atrativos da capital do Paraná. O circuito de 44 quilômetros é feito em 2 horas e meia. Os ônibus partem a cada meia hora da Praça Tiradentes, entre às 09h e 17h30, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos de embarque. O turista pode descer e reembarcar até 4 vezes durante o dia e escolher os atrativos que desejar visitar. Os ônibus têm sistema de som e informações sobre os atrativos em português, inglês e espanhol.



Conheça alguns dos principais atrativos da capital:

PRAÇA TIRADENTES - Marco zero da cidade, onde fica a Catedral de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada durante o centenário em 1993.

RUA DAS FLORES - A principal rua comercial da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972.

JARDIM BOTÂNICO - Criado em 1991 seguindo o padrão dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans Krajcberg.

MUSEU OSCAR NIEMEYER – é o maior e mais moderno museu do Brasil, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O local também é conhecido como "olho" pela aparência do prédio.

BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS – O Memorial da Imigração Polonesa, é composto por casas de tronco e bosque nativo e foi inaugurado em 1980, após a visita do Papa João Paulo II.

BOSQUE ALEMÃO – O local lembra as tradições dos alemães, primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba. Destacam-se a trilha de João e Maria, os contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.

ÓPERA DE ARAME - Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local.

PEDREIRA PAULO LEMINSKI - É o palco de grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba e abrigo do Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet.

MEMORIAL UCRANIANO – Fica no Parque Tingui em homenagem ao centenário dos pioneiros da Ucrânia, comemorado em 1995. Uma réplica da Igreja de São Miguel, da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná, com telhas de pinho e cúpula de bronze e museu.