Inverno 2019 em Curitiba

A menos de um mês para a chegada do inverno, Curitiba, a capital mais fria do Brasil, já se prepara para oferecer diversas atrações que prometem agradar a turistas e moradores. Conhecida pelos belos parques, limpeza e pelos traços da imigração europeia, a capital paranaense é muito mais do que isso: oferece um caldeirão de cultura, lazer e gastronomia.

Feira Especial de Inverno na Praça Osório. Foto: Pedro Ribas/SMCS (arquivo)

O já tradicional Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que chega a sua sétima edição neste ano, assegura entretenimento para toda a família. A atração é promovida pelo Instituto Municipal de Turismo, parceiro de vários eventos em toda a cidade.

Segundo a gerente de turismo do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Adriane Vortolin, o inverno curitibano é aguardado por muitos visitantes como uma oportunidade para sentir o friozinho tão famoso da capital paranaense. “Aliado ao frio como atração, Curitiba se esquenta com uma programação que atende à população e a turistas. Opções culturais, de lazer, gastronomia e compras enriquecem na capital a experiência dos turistas”, complementa.



Programação do Inverno

Sabores do Pinhão


Aqui a estrela das receitas gastronômicas é o pinhão, semente da araucária. Além de poder desfrutar de diversos pratos elaborados com o pinhão, a feira é uma oportunidade para levantar o debate sobre a importância da preservação da árvore nativa.

Ambientada em uma tenda com aproximadamente 500 m², o espaço vai abrigar 13 barracas onde serão comercializados os pratos e lanches doces e salgados à base de pinhão, cervejas artesanais e vinhos para harmonizar. Uma ampla área de mesas e cadeiras irá deixar o ambiente mais confortável e aconchegante.

Feira Especial de Inverno, na Praça Osório. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS (arquivo)
Exposições, apresentações artísticas e até um seminário também fazem parte da programação. Vão acontecer ainda aulas-shows de receitas que trazem o pinhão como ingrediente, além de oficinas culinárias infantis para mostrar todos os benefícios e a versatilidade do consumo da semente.

Serviço
Data: 26 a 30 de junho
Locais: Mercado Municipal de Curitiba 





Feiras de Inverno das Praças Osório e Santos Andrade

As duas feiras, aguardadas pelos curitibanos e turistas, que visitam Curitiba durante o inverno, ocupam lugares charmosos e históricos da cidade. A Praça Osório, localizada no final do calçadão da Rua XV de Novembro é uma das atrações da cidade que vale a visita. Reúne cerca de 60 barraquinhas que oferecem acessórios de inverno, como luvas, cachecóis, pantufas, pijamas quentinhos, entre outros artigos produzidos pelos artesãos curitibanos e delícias culinárias típicas da estação, como o quentão (bebida quente de vinho com especiarias).



Já quem for na Praça Santos Andrade, vai encontrar uma feira mais intimista, com menos barracas, mas com um entorno cercado por prédios históricos, como o da Universidade Federal do Paraná e do Teatro Guaíra. A dica é conferir as duas feiras e aproveitar para passear pelo entorno e curtir a região.

Serviço
Data: 12 de junho a 13 de julho
Local: Praças Osório e Santos Andrade





Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba

O evento que já faz parte do calendário da cidade traz neste ano o tema Gastronomia, Música & Arte. Durante os 10 dias de festival as várias atrações prometem aquecer o frio curitibano com uma gastronomia criada especialmente para o evento.

Festival de Inverno do Centro Histórico na Capela Santa Maria. Foto: Levy Ferreira/SMCS (arquivo)


Centro Histórico, que já é conhecido como um importante polo gastronômico, promete ferver com as novas atrações. Já na abertura, programada para o dia 18 de julho no Terraço do Cine Passeio, os convidados poderão apreciar, além da bela vista da cidade, a apresentação da Orquestra à Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba.

Serviço
Data: 18 a 27 de julho
Local: Centro Histórico de Curitiba





7º Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão
O festival é uma ótima oportunidade para conhecer as diversas opções de lazer e gastronomia na Região Metropolitana de Curitiba. Os municípios de Tijucas do Sul, Mandirituba, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, Araucária, Piraquara, Campo Magro, Quatro Barras, Balsa Nova e São José dos Pinhais participam do evento. Percorrendo distâncias menores de 100 km da capital os turistas vão poder apreciar pratos deliciosos onde o pinhão é o ingrediente especial.

Serviço
Data: 1º de junho a 31 de julho
Local: Região Metropolitana de Curitiba