IUFRO em Curitiba

A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) vai realizar o seu 25º Congresso Mundial de 29 de Setembro a 5 de Outubro 2019 em Curitiba (PR). Será o primeiro Congresso da IUFRO sediado na América Latina. Esta é considerada uma excelente oportunidade para dar à comunidade de Ciências Florestais da América Latina maior visibilidade
a nível global e para analisar mais detalhadamente temas relacionados com a floresta no continente. Será, ainda, um marco importante na existente cooperação a longo prazo entre a IUFRO e cientistas e instituições de pesquisa da região.

Comitê Organizador do Congresso do XXV Congresso Mundial da IUFRO, por ocasião do 125º Congresso da IUFRO.

    A seleção de Curitiba como local do Congresso pelo Conselho Diretor da IUFRO em 2013 foi o resultado de um sólido processo de licitação internacional. O programa científico está sendo elaborado por um comitê científico internacional com base em mais de 4,000 resumos submetidos. A organização do Congresso é feita conjuntamente por duas instituições anfitriãs - o Serviço Florestal Brasileiro e Embrapa Florestas, ambas elas importantes organizações-membro da IUFRO.

    No contexto das recentes mudanças políticas no Brasil e de uma crescente apreensão internacional perante o aumento da taxa de desmatamento, a degradação florestal e os conflitos pela terra, alguns cientistas expressaram sua reserva sobre a realização do Congresso Mundial da IUFRO no Brasil. Como organização rigorosamente não-política, a IUFRO, por princípio, se abstém de comentar políticas nacionais.



    A IUFRO se esforça, antes, por disponibilizar plataformas para discussões críticas sobre problemas de interesse global, que afetam florestas e pessoas, e por providenciar sólida evidência científica que possa ajudar a resolver esses problemas. A IUFRO tem, também, como objetivo apoiar e consolidar competências na área de pesquisa florestal no Brasil e na América Latina, o que por sua vez ajudará a fornecer os elementos de prova que informarão a decisões políticas a longo prazo.

    O Congresso Mundial da IUFRO falará dos problemas de desmatamento, degradação florestal e conflitos pela terra como parte do programa científico. As respetivas conclusões do Congresso serão vastamente divulgadas às partes interessadas e à mídia internacional. Desta forma, a IUFRO procura fazer uma contribuição significativa para a conscientização pública sobre estes e outros temas importantes. Como organização científica, a IUFRO disponibiliza plataformas como o Congresso Mundial para discussões científicas aprofundadas e pesquisa interdisciplinar, a fim de prover material para tomadas de decisão baseadas em evidência.

    Curitiba. Brasil


    “As evidências mostram que a IUFRO pode ter um enorme impacto positivo nas decisões de manejo e gestão florestal e de políticas que afetam florestas e pessoas. Isso acontece através de uma abordagem científica de problemas cruciais onde eles ocorrem, em colaboração com os cientistas e instituições de pesquisa nos países e regiões afetados, e através de uma ampla divulgação dos resultados. É minha sincera esperança que os membros de nossa comunidade científica e nossas partes interessadas condividam esta opinião e usem o Congresso como plataforma para discussões abertas sobre questões críticas e para vocalizar suas preocupações”, disse Mike Wingfield, Presidente da IUFRO.



    A IUFRO é uma organização rigorosamente científica, independente, sem fins lucrativos, não-governamental e nãodiscriminatória, dedicada à cooperação científica internacional, que abrange todos os campos de pesquisa relacionados com florestas e árvores. A União tem como objetivo promover a excelência da pesquisa científica e a partilha de conhecimentos e fomentar o desenvolvimentos de soluções científicas para os desafios do setor florestal, para benefício das florestas e pessoas em todo o mundo. A IUFRO prossegue este objetivo conectando cientistas e instituições de pesquisa em todo o mundo e promovendo a divulgação e aplicação de resultados de pesquisa entre potenciais usuários, incluindo formuladores de políticas e decisores.

    Como membro do Conselho Internacional de Ciência, a IUFRO promove a prática livre e responsável da investigação científica, baseada em instrumentos internacionais de direitos humanos pertinentes para a ciência e os cientistas, assim como estruturas e processos inclusivos e colaborativos. Realizado a cada quatro ou cinco anos, o Congresso Mundial da IUFRO é um dos mecanismos fundamentais da IUFRO para promover seus objetivos.

    Trajeto entre o GUAIRA PALACE HOTEL E O LOCAL DO EVENTO





    XXV IUFRO World Congress
    Curitiba, Brasil
    De 29 de setembro a 5 de outubro
    Expo Unimed Curitiba
    Mais informações e inscrição em http://iufro2019.com