CNN aponta atrativos turísticos de Curitiba

Quatro atrativos turísticos do Estado do Paraná foram indicados pela rede de televisão norte-americana CNN como os mais bonitos do Brasil. Na lista completa, que conta com vinte atrativos brasileiros, estão três pontos turísticos da capital paranaense: Parque Tanguá, Jardim Botânico e Museu Oscar Niemeyer; e as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.


Curitiba é uma capital pacata. Foto: PMC

De acordo com o Paraná Turismo,  o estado conta com inúmeros atrativos turísticos, além de se posicionar como destino ideal para vários tipos de segmento: gastronômico, cultural, em áreas naturais, religioso, cultural. “Acredito que esta foi a primeira avaliação, pois contamos com vários atrativos turísticos como o Parque Estadual de Vila Velha, o Canion Guartelá, a Ilha do Mel e dentre outros”, afirmou.



JARDIM BOTÂNICO – Cartão Postal de Curitiba, possui jardins geométricos e uma estufa de abóbadas, que abriga plantas características da Floresta Atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo Art Nouveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século XIX. Abriga o Museu Botânico.


Silenciosos ou animados, relaxantes ou para atividades físicas, românticos ou para encontrar os amigos. Há parques, bosques e jardins em Curitiba para todos os gostos e preferências. Foto: Pedro Ribas/SMCS



PARQUE TANGUÁ – Inaugurado em 1996 em um antigo complexo de pedreiras desativadas. Possui dois lagos, um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé, mirante, ciclovia, pista de cooper e lanchonete.


Silenciosos ou animados, relaxantes ou para atividades físicas, bucólicos, românticos ou para encontrar os amigos. Há parques, bosques e jardins em Curitiba para todos os gostos e preferências. Seja o Barigui, o Tingui, o Bosque do Papa, o Jardim Botânico, o Tanguá, o Passaúna ou o Lagoa Azul, é impossível não passear pela capital sem cruzar com alguns deles. - Na imagem, Parque Tanguá. Foto: Ricardo Marajó/FAS
MUSEU OSCAR NIEMEYER – O Museu Oscar Niemeyer (MON) completou em novembro de 2013 onze anos de atividades. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O museu já realizou ao longo deste período mais de 270 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes. No fim de dezembro de 2013, o MON chegou à marca de dois milhões de pessoas que visitaram a instituição desde o início da contagem, em 2003.



CATARATAS DO IGUAÇU – Eleita uma das “Novas Sete Maravilhas da Natureza”, conforme resultado divulgado pelo concurso da Fundação New Seven Wonders, as Cataratas do Iguaçu são formadas pelas quedas do Rio Iguaçu. A largura total das cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1.900 metros. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vazão. A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a 8.500 m3/s nas cheias.





Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro, Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino.

Confira a lista completa:

Paraná

- Museu Oscar Niemeyer: Curitiba
- Parque Tanguá: Curitiba
- Jardim Botânico: Curitiba
- Cataratas do Iguaçu: Foz do Iguaçu

Outras cidades

- Monte Roraima: montanha localizada na tríplice fronteira, entre Venezuela, Brasil e Guiana
- Canoa Quebrada: praia no Ceará
- Cidade de Fortaleza
- Pelourinho: em Salvador, na Bahia
- Jalapão Parque Natural: Tocantins
- Floresta Amazônica
- Dunas de Genipabu: praia no Rio Grande do Norte
- Museu Imperial do Brasil: em Petropólis, no Rio de Janeiro
- Gruta do Lago Azul: Bonito, Mato Grosso do Sul
- Fernando de Noronha: Pernambuco
- São Miguel das Missões: cidade do Rio Grande do Sul
- Bento Gonçalves: cidade do Rio Grande do Sul
- Elevador Lacerda: Salvador, Bahia
- Catedral de Brasília
- Chapada da Diamantina: Bahia
- Porto de Galinhas: Pernambuco