Da folia ao descanso, Curitiba e Paraná tem Carnaval para todos os gostos

Para quem tem samba no pé e quer tirar as fantasias do armário, inclusive as de zumbi, ou prefere aproveitar o feriado prolongado para estreitar o contato com a natureza, o Carnaval do Paraná tem opções para todos os gostos. Do Litoral até o Noroeste, em Tibagi ou Foz do Iguaçu, os dias de folga são um convite e tanto para os bailes e blocos de rua, quanto para conhecer os diversos pontos turísticos do Estado.

A programação completa das atrações carnavalescas estão disponíveis na página da Paraná Turismo. Já o portal Viaje Paraná compila os destinos turísticos do Estado, divididos nas 14 regiões turísticas paranaenses.
“Temos programações carnavalescas em todo o Estado, algumas mais regionais e outras mais abrangentes”, explica a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta. “Da mesma forma, existe uma procura muito grande por pontos turísticos para fugir do ritual do Carnaval. Foz do Iguaçu e Curitiba são os locais mais procurados para um roteiro mais tranquilo”, diz.
CURITIBA 
Mesmo assim, a Capital conta com diversas opções para os foliões, desde o desfile das escolas de samba até a Zombie Walk, a marcha de zumbis que se tornou sinônimo do Carnaval curitibano e que está em sua 11a edição. Além dela, o Carnaval Nerd, que acontece no sábado (22), completa o bloco dos alternativos.
Com muito sangue, caveiras e monstros aterrorizantes, a concentração para a Zombie Walk será às 11 horas de domingo (23), na Praça Osório. A partir das 13 horas, a caminhada segue pelo calçadão da Rua XV de Novembro até a Praça Santos Andrade. No local, haverá apresentação dos atletas de futebol americano e cheerleaders do Guardian Saints, show da banda Expresso 42 e uma performance dos zumbis ao som de Thriller, de Michael Jackson, feita pelo grupo Discodance Company.


Passistas e carros alegóricos de 20 escolas de samba de Curitiba desfilam na Avenina Marechal Deodoro no sábado e no domingo. Diversos blocos carnavalescos e o Baile Infantil Curitibinha também passam pela avenida nos dois dias. Confira a programação completa.
No sábado, as crianças poderão aproveitar também o Baile de Carnaval da Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná. As atividades incluem desfile de fantasias, oficina de confecção de máscaras e uma sessão especial de contação de histórias. O evento acontece a partir das 10 horas, com entrada gratuita.
Para quem quer ficar longe do agito Curitiba também é o lugar. São 27 parques municipais e uma série de espaços culturais para uma imersão na tranquilidade. Veja AQUI os horários de funcionamentos dos museus do Estado.
Além disso, a Linha Turismo da prefeitura, que faz o trajeto entre os cartões-postais da cidade, funciona durante todo o feriado. O valor do percurso completo é de R$ 50,00.