Turistas escolhem Curitiba como destino de Natal

A cada ano, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, atrai mais turistas que escolhem a cidade nesta época, devido a extensa programação de Natal e a decoração que ilumina e espalha o espírito natalino em diversos pontos da cidade. 

Natal Luz dos PInhais 2019 - Apresentação de Natal no Paço Municipal - Curitiba, 10/12/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


Em sua primeira edição, em 2017, cerca de 300 mil pessoas acompanharam os eventos natalinos na cidade, deste total, 60 mil eram turistas. No ano passado, o número de expectadores dobrou, as mais de 70 atrações reuniram um público de cerca de 600 mil pessoas, destas, cerca de 92,2 mil eram turistas.

Neste ano, as mais de 160 atrações oferecidas pela Prefeitura vêm reunindo um grande público em suas apresentações e a expectativa é continuar nesse ritmo crescente de público e turistas, que facilmente deve superar a marca dos 100 mil turistas e mais de 700 mil expectadores. Quem frequenta os espetáculos vem sentindo o grande número de turistas que vieram de várias regiões do país.

"Esse resultado é fruto do trabalho de uma grande equipe que planeja e se dedica para que turistas e moradores se sintam abraçados pela nossa cidade nesse período de festas, e a cada ano nos consolidamos mais como a Capital do Natal", diz Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Turistas encantados

O casal de médicos Clauny Pamplona Barros e Gysellen Macedo, foram conferir o Natal do Paço da Liberdade. O prédio histórico, antiga sede da Prefeitura, virou uma tela mágica com a projeção de um conto natalino. Ele de Manaus (AM) e ela de Vilhena (RO), cursaram Medicina na Bolívia e chegaram há pouco, em Curitiba. Estavam com o filho Felipe de 1 ano e 5 meses. Clauny elogiou a decoração da cidade. “É bonito, bastante iluminado, tudo muito organizado. Estou gostando”.



O analista de sistemas, Eduardo Faula, veio de São Paulo visitar os pais que moram em Curitiba e estava impressionado com o clima da cidade. Ele escolheu o Bosque do Alemão para começar o circuito de Natal. “É a primeira vez que visito a cidade nesta época do ano, é tudo muito caprichado, muito bonito”, diz.

Eduardo Faula, com o filho, na Cidade do Pão de Mel, no Bosque Alemão. Foto: Pedro Ribas/SMCS


Moradora de Colombo, na Grande Curitiba, a dona de casa Edgleia Aparecida tinha prometido à filha Quesia, de 9 anos, levá-la à capital para uma das grandes novidades do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019. A mãe cumpriu a promessa e a menina passou a tarde inteira se divertindo no carrossel do Natal Condor no Passeio Público.

O clássico brinquedo é uma das atrações do Passeio Público, no Centro, que ainda tem trenzinho elétrico, Casa do Papai Noel e uma linda Árvore de Natal com 11 metros. Além das atrações especiais, o parque foi todo reformado pela Prefeitura.

Natal Luz dos PInhais 2019 - Abertura Oficial do Natal de Curitiba Luz dos Pinhais 2019 com apresentação do Auto de Natal no casario histórico do Largo da Ordem - Curitiba, 05/12/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


Raquel Kaminski mora em Almirante Tamandaré (região metropolitana), mas sempre vem passear em Curitiba. Ela estava com a filha Charlise, de 6 anos. Raquel fez questão de agradecer ao prefeito a revitalização do local. “O Passeio Público estava muito feio, precisando de uma revitalização há anos. A gente vem aqui todos os domingos. Não só o Passeio, mas a cidade toda está linda. E este Natal, é o mais bonito”, avaliou Raquel.

Mariana Romanowski com o marido Mauricio Romanowski, e os filhos Vicente, Pedro e Lucia, na inauguração da árvore de Natal do Parque Barigui. Curitiba, 26/11/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS


A empresária Marina Campeone, veio de Brodowski, no interior de São Paulo. Com a mãe e a prima foram conferir as atrações na Praça Santos Andrade. Ela conta que as três estavam ansiosas para conhecer a programação de Natal de Curitiba.

“Compramos nossas passagens em junho e logo já ficamos sabendo que teria a roda-gigante. Estamos empolgadas há meses, pois a nossa cidade não tem essas atrações que vocês têm aqui”, conta Marina.

Turistando na própria cidade

Em outra região de Curitiba, no Parque Barigui, a família da médica Mariana Romanowski estava ansiosa para ver o espetáculo de luzes da árvore. “Normalmente não viríamos ao parque esse horário, mas é bacana ver uma árvore como essa. No ano passado só vimos pela televisão, agora resolvemos ver ao vivo”, diz ela, que é moradora do bairro Mossunguê e estava com os filhos Vicente, de 4 anos, Pedro, de 4, e Lucia, de 2, e o marido, Mauricio Romanowski.

Turistas e moradores se divertem na roda-gigante da Vila de Natal. Na imagem, Marina Campeone com mãe e prima. Curitiba, 06/12/2019. Foto: Hully Paiva/SMCS


Maria de Lurdes Silveira levou o neto, João Ricardo, de 6 anos, que queria ver o Papai Noel. “É muito bom ver a cidade repleta de opções natalinas. Eu e ele adoramos”, afirmou Maria de Lurdes.

Gislaine Barbosa Ribas levou as filhas Luiza e Laura ao Passeio Público. Elas chegaram às 14h e as gêmeas de 6 anos não queriam perder nada. “Tudo muito legal, muito divertido, muito lindo”, contou a pequena Luiza. As crianças deram três voltas no trenzinho, se divertiram no carrossel e ficaram para assistir o Auto de Natal no Passeio.

“Eu nunca tinha brincado em um carrossel assim, é muito bonito e legal”, conta Quesia. A família não visitava o local há oito anos, mas depois que souberam da revitalização resolveram fazer uma visita. “Hoje o parque está lindo. A Prefeitura fez um ótimo trabalho aqui”, disse a mãe, Edgleia.