Paulistas foram maioria entre os turistas no Carnaval

Turistas de São Paulo foram a maioria dos visitantes a passar o Carnaval em Curitiba. Segundo balanço do Instituto Municipal de Turismo, 43,2% das pessoas atendidas nos postos turísticos curitibanos nos dias de folia vieram do estado paulista, outros 13,3% do Rio de Janeiro e 10,3% de Santa Catarina. Os paranaenses foram 9% dos visitantes.




Na Linha Turismo os turistas representaram 75% dos passageiros. Houve 16.285 embarques no Carnaval, entre os quais 3.786 visitaram a Torre Panorâmica. 

Para a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra,o mapeamento é muito importante para o direcionar novas ações de atração à cidade.

“Estamos crescendo e seguimos no caminho certo, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados”, analisa Tatiana.




Turismo gastronômico 

De acordo com Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel-PR, houve aumento da procura por restaurantes considerados turísticos. “O crescimento de turistas em Curitiba pode ser observado pelo movimento nos restaurantes turísticos, que tiveram um crescimento de 10 a 14% em relação ao mesmo período do ano passado”, conclui Bartolomeu.




Todos concordaram que existe uma procura maior para o destino Curitiba. A cidade consegue agradar tanto as pessoas que fogem do Carnaval tradicional, quanto as que procuram opções diferentes, como a Zombie Walk e o Psycho Carnival, eventos já tradicionais por aqui.




Segundo Tatiana Fagundes, diretora executiva do CCVB, o perfil dos turistas que visitam a cidade nesta época vem mudando com o passar dos anos. “Antes era comum as pessoas ficarem na casa de parentes e amigos. Hoje 62,9% dos turistas buscam os hotéis”, diz Tatiana.

Casas de parentes e amigos vêm em segundo lugar como meio de hospedagem dos turistas, com 25,3% da procura. Neste ano, a programação gratuita contou com diversas atrações, além dos desfiles das Escolas de Samba, Bailinhos Infantis, o Bloco Garibaldis e Sacis, entre outras atrações, houve também o inédito Carnaval Nerd, que reuniu o público Geek, levando a cultura pop para o Passeio Público.