Viagem em família para Curitiba

Não vai ser difícil se apaixonar por Curitiba. Considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do país, a capital do Paraná é referência também como uma cidade sustentável e um importante polo gastronômico. Na hora de planejar seus roteiros para Curitiba, não deixe de fora do cardápio os pratos típicos da região como o barreado, o pinhão e a carne de onça.




Para conhecer a cidade, a conveniência da Linha Turismo é uma boa pedida, principalmente se for viajar com crianças para Curitiba (menores de 5 anos não pagam). O ingresso da linha especial de ônibus dá o direito de subir e descer em cinco lugares durante o percurso, passando pelos principais pontos turísticos, incluindo as famosas praças e os lindos parques.




Conhecida como a “a capital ecológica do Brasil”, atividades ao ar livre são mais do que bem-vindas quando estiver procurando o que fazer com crianças em Curitiba. A vista do mirante do bosque de araucárias é apenas uma das maravilhas que você vai encontrar no Parque Tanguá. 



O Bosque Alemão é outro lugar super especial para quem curte a natureza e, para a alegria da criançada, durante o trajeto há totens que contam a história de João e Maria. Outro lugar que não pode faltar no roteiro é o Jardim Botânico. Dependendo da ocasião da viagem das férias em família em Curitiba, anote aí: no município de Colombo, na região metropolitana, tem ainda o belíssimo passeio – gratuito – na Gruta do Bacaetava e Morro da Cruz.





Dentre os pontos turísticos mais conhecidos, visite o belíssimo Museu Oscar Niemeyer e bem do ladinho o Bosque do Papa João Paulo II; faça o passeio na Torre Panorâmica para apreciar um cenário incrível do alto dos seus 109 metros de altura; e para um programa entre adultos, confira a agenda de shows do Teatro Ópera de Arame.




Dá também para reservar um dia e explorar o Centro Histórico. Começando pela Praça João Cândido, você pode conhecer o Museu Paranaense, o Palácio Garibaldi, o Relógio das Flores, o Solar do Rosário, a Fundação Cultural Palacete Wolf, o Memorial Curitiba, além de diversas igrejas centenárias.




Para não voltar das suas férias em Curitiba de mãos vazias, a Feira do Largo da Ordem concentra centenas de barracas de artesanato entre a Praça Garibaldi e a rua Barão do Serro Azul.




O Batel Soho também é uma boa alternativa para umas comprinhas e para abrir o apetite. Para uma noite animada, em volta da Praça da Espanha há ótimas opções de cafés e restaurantes.