Turismo em Curitiba: as melhores atrações para curtir a cidade

Curitiba é uma delícia de cidade, daquelas que a gente quer voltar para morar. Quem já visitou sabe do que estamos falando. Se você pensa em fazer turismo em Curitiba, saiba que terá muitas opções de passeios pela frente e um dia será muito pouco para conhecer tudo o que o destino tem a oferecer.

Abaixo, listamos algumas das principais atrações turísticas da cidade. Confira!

Turismo em Curitiba

Curitiba oferece aos visitantes a oportunidade de passeios ao ar livre, por meio de seus maravilhosos parques. Também é um grande centro de produção cultural, em que podem ser observados museus por toda a parte.

Sempre à frente de seu tempo, há muito o que fazer em Curitiba. A cidade nunca cai na mesmice e costuma apresentar novidades, tanto na gastronomia, quanto nos centros de lazer e compras.

  1. Jardim Botânico

Jardim Botânico é o cartão-postal de Curitiba, por isso mesmo é imprescindível visitá-lo. Os jardins são maravilhosos, de encher os olhos!

Um dos destaques é a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que abriga em seu interior exemplares vegetais característicos das regiões tropicais.


O Jardim Botânico é o cartão-postal de Curitiba, é imprescindível visitá-lo

O parque, localizado no Jardim Botânico, conta ainda com uma feirinha para quem quiser levar algum souvenir para casa.

  1. Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)

Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) é um passeio obrigatório no seu roteiro de turismo em Curitiba. São várias salas com exposições de arte itinerantes, além de uma arquitetura singular, que, por si só, já é um atrativo. O design do edifício é no formato de um grande olho.

Além disso, o lugar possui o segundo maior vão livre do Brasil, ficando atrás apenas do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista. Os ingressos podem ser adquiridos no local, que fica no Centro Cívico




  1. Bosque João Paulo II

Bosque João Paulo II, que também é conhecido por Bosque do Papa, fica bem próximo ao Museu Oscar Niemeyer e, por isso, você pode até ir a pé se quiser.

Dentro dele, existe o memorial da imigração polonesa com 7 casinhas folclóricas, feitas de troncos de pinheiro encaixados. Elas abrigam a história e a cultura dos imigrantes poloneses em Curitiba.



Dentro do Bosque João Paulo II, existe o memorial da imigração polonesa com 7 casinhas folclóricas

O artesanato, à venda no local, permite a aquisição das famosas Pêssankas, ovos pintados à mão em filigranas, para saudar a Páscoa.

  1. Bosque do Alemão

Bosque do Alemão fica no bairro do Bela Vista e o turista se encanta logo de cara com o pórtico de entrada que reconstitui o frontão da Casa Milla, um dos principais exemplares da arquitetura da imigração alemã.



No Bosque do Alemão, o turista se encanta com o pórtico de entrada que reconstitui o frontão da Casa Milla

Se você estiver fazendo turismo em Curitiba com crianças, elas vão amar a trilha de João e Maria, que vai contando a história infantil pelo caminho. Tem até a Casa da Bruxa! Nela, as crianças podem participar da “Hora do Conto”, com bruxas e fadas fazendo uma leitura teatralizada de contos infantis.

  1. Rua 24 horas

É um dos principais pontos turísticos da cidade, localizada na região central de Curitiba.

A Rua 24 horas possui uma arquitetura diferenciada, com arcos metálicos e teto de vidro, oferecendo diversas opções de lazer, serviços, comércios, gastronomia e bancos. Como o próprio nome diz, a rua nasceu com o intuito de funcionar 24 horas por dia.

Atualmente, o comércio local funciona em horário estendido, até às 23 horas. Grandes relógios, um em cada entrada da rua, contam as horas em intervalos de 24 horas.



A rua conta com mais de 20 lojas, como a famosa chocolateria de Gramado, a Florybal

A rua conta com mais de 20 lojas, como a famosa chocolateria de Gramado, a Florybal, além de lojas de presentes, tabacarias, entre outras. Também oferece serviços, como gráfica e barbearia.




Já as outras opções gastronômicas incluem grandes redes de fast-food, como Subway, cafeterias, hamburguerias, pizzarias e muito mais.

  1. Museu do Automóvel de Curitiba

Os amantes de carros vão adorar esse passeio ao Museu do Automóvel de Curitiba. O local possui um acervo de cerca de 150 veículos antigos e é aberto à visitação pública de terça a domingo. Fica localizado no Parque Barigui.



Os amantes de carros vão adorar esse passeio ao Museu do Automóvel de Curitiba

Os carros expostos são divididos nas categorias: Vintage, Nacionais e de Corrida. É um dos mais expressivos museus do gênero do país. Vale muito a pena visitar!

Onde comer em Curitiba

Curitiba oferece diversas opções gastronômicas, para todos os gostos e bolsos. Uma das que vale mais a pena conhecer é a Ca’dore Comida Descomplicada. Trata-se de uma área com diversos food trucks em contêineres, com comidas para todos os gostos. Além disso, tem uma área reservada para as crianças brincarem.

Esse conceito de vila gastronômica só podia ter surgido em Curitibacidade pioneira em agradar os turistas.

praça de alimentação conta com com espaços abertos e fechados, oferecendo lugar para mil pessoas sentadas. O mobiliário é de alto padrão, fazendo com que o ambiente seja extremamente confortável.