Natal em Curitiba

Nos últimos quatro anos Curitiba vem se consolidando como destino turístico e de negócios. Com média de 7,2 milhões de visitantes, é a cidade que mais recebe turistas no Paraná, chegando a 5,8 milhões em 2019. Os números a consolidam também como o terceiro destino de turismo de negócios entre estrangeiros, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O Natal que conquistou o país, ao longo dos anos não cresceu apenas em número de espetáculos, mas sobretudo em público. . - Curitiba, 21/12/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


“Além do expressivo crescimento no número de visitantes, cabe destacar a satisfação dos turistas que visitam a nossa cidade”, salienta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Ações como melhorias na Linha Turismo, apoio e desenvolvimento do setor criativo da cidade e a consolidação do calendário de programações do Natal fortaleceram o destino no cenário nacional e internacional. Nas últimas três edições do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, foram movimentados cerca de R$ 185 milhões, apenas pelos turistas que visitaram a cidade.





Principais ações do turismo durante a pandemia

O setor enfrentou um dos momentos mais desafiadores de sua história em 2020, trazido pela pandemia da covid-19 Entre as ações realizadas estão:

- Plataforma digital da Feirinha do Largo da Ordem - criado pelo Instituto Municipal de Turismo, o site https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br é baseado em imagens dos produtos dos artesãos. A plataforma é uma importante alternativa durante o período de isolamento social e atende, além dos artesãos, designers que produzem souvenirs na loja #CuritibaSuaLinda.

Para a artesã Joslany Mello Moreira, 52 anos, o momento é de adaptação. Há 16 anos que ela vendia suas bonecas e bichinhos de pano na Feira do Largo da Ordem, mas agora tudo mudou. Ela adotou a plataforma de vendas online e o pequeno negócio ganhou sua primeira loja virtual. Está surpresa com o aumento nas vendas.

“Antes, a Feira acontecia apenas aos domingos e com o grande número de opções de produtos nem sempre eu vendia ou fechava uma encomenda. Agora, com o site, tenho a oportunidade de vender todos os dias”, afirma Joslany.

- Setor criativo - o Liceu de Ofícios Criativos, criado para promover a formação de produtores criativos da cidade, também se readaptou e foi adequado ao mundo digital, dando todo o apoio e cursos via EAD. Desde abril, passou a oferecer capacitações de gestão, criatividade, marketing, finanças e inovação, com o intuito de alavancar as vendas online dos artesãos.

Para estimular uma rede de negócios entres os criativos, o Liceu lançou o Conexões Criativas. No YouTube foram realizadas 65 videoaulas que obtiveram 3.553 visualizações; no Facebook foram 68 lives com 28.440 visualizações.

Natal de Curitiba encanta os turistas

O Natal que conquistou o país ao longo dos anos não cresceu apenas em número de espetáculos, mas sobretudo em público. Na primeira edição, em 2017, o público foi de 300 mil pessoas. Em 2018, o número mais que dobrou, atingindo 637.625. Em 2019 deu um novo salto para 746.040.

O reconhecimento nacional estimulou o crescimento do calendário, que já é a maior programação gratuita de fim de ano do país. Em 2017, foram 68 eventos; em 2018, 120 espetáculos e, em 2019, chegou a mais de 160 atrações em toda a cidade.