Curitiba: conheça a cidade modelo

Capital do Paraná, na região Sul do Brasil, a cidade de Curitiba destaca-se por ser conhecida como a “Cidade Modelo” ou ainda a “Capital Ecológica do Brasil”. Trata-se de um destino muito procurado, por conta de suas atrações turísticas e da excelente infraestrutura, já que os hotéis em Curitiba são incríveis.

Por ter recebido grande parte dos imigrantes alemães e italianos que vieram para o Brasil, Curitiba até hoje ostenta ares europeus, tanto na arquitetura quanto na cultura e culinária. A temperatura quase sempre amena reforça esse perfil da cidade, que também é um importante centro de negócios.


Curitiba destaca-se por ser conhecida como a “Cidade Modelo”


O nome “Curitiba” refere-se ao grande número de araucárias na região, os típicos “pinheiros do Paraná”. Em tupi, a palavra “curitiba” significa “muitos pinheiros”.

Em razão da grande procura de viajantes por turismo cultural, a cidade desenvolveu uma excelente infraestrutura turística para receber visitantes do mundo inteiro, o que inclui uma rede de hotéis em Curitiba de primeira e um conjunto de restaurantes, que permitem saborear pratos típicos da região e da culinária internacional.




Uma boa dica de como conhecer a cidade é tomando o “Ônibus Panorâmico de Curitiba”, ou “Linha Turismo”, com ponto inicial na Praça Tiradentes, em frente à Catedral de Curitiba.


A “Linha Turismo” tem ponto inicial na Praça Tiradentes, em frente à Catedral de Curitiba


Com um valor bastante módico, o visitante ganha uma cartela com 5 tíquetes, que dá direito ao mesmo número de viagens entre os pontos turísticos. No total, a Linha Turismo percorre 24 dos principais pontos de visitação da cidade, facilitando bastante a vida do turista.

O percurso total dura, em média, 2 horas e meia e o passageiro pode subir e descer em qualquer ponto do passeio. Entre outras atrações, é possível conhecer o setor histórico, a Rua das Flores, a Rua 24 Horas, o Museu Oscar Niemeyer, o Museu Ferroviário, o Teatro Paiol, o Centro Cívico, o Bosque Alemão, a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski, o Parque Tanguá, o Parque Birigui e a Torre Panorâmica.


O Bosque Alemão é um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba


Curitiba deixa sempre a sensação de uma cidade muito organizada, limpa, com muita área verde e temperaturas quase sempre abaixo de 20°C, com um ventinho constante, que faz com que a sensação térmica seja de 15°C, aproximadamente.

Isso propicia condições ideais para as caminhadas nos parques e, depois, um bom vinho e um bom cardápio em um dos excelentes restaurantes da cidade.

Escolha alguns entre os mais importantes pontos de visitação, como o Jardim Botânico (com jardins em estilo francês), o Bosque Alemão (onde há sempre bons contadores de história na “Casa das Bruxas”), o Memorial Ucraniano e o Parque Tanguá, de onde se pode ver o melhor pôr do sol da cidade.


Escolha alguns entre os mais importantes pontos de visitação de Curitiba, como o Jardim Botânico


Há ainda outros pontos que devem ser incluídos num programa de visitação. A Ópera de Arame (com estrutura redonda e teto transparente), o Museu Oscar Niemeyer (um dos maiores espaços de exposição do Brasil, também conhecido como “Museu do Olho”, graças à estrutura em forma ocular que tem na entrada) e a Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente, com seu mirante sobre a torre de madeira.

O Lago da Ordem e o bairro de Santa Felicidade também são locais muito queridos pelos próprios moradores locais e pelos visitantes.

O Largo da Ordem possui a melhor feira de artesanato da cidade, muitos bares com música ao vivo, fonte de águas e restaurantes variados. Já o bairro de Santa Felicidade é o ponto gastronômico da cidade, com muitos restaurantes italianos e também de outras tendências europeias; é onde o visitante pode degustar bons vinhos de fabricação local.


O Lago da Ordem e bairro de Santa Felicidade são locais muito queridos por locais e visitantes


Não se esqueça também de dar um passeio pela Ruas das Flores, ou Rua XV, como a chamam os moradores locais. Lá, o visitante vai sentir o clima da cidade, entre lojas, pequenos cafés, bancos nos jardins, uma sensação de estar em uma das ruas europeias com agito e sofisticação.

Próximo à área central também localizam-se alguns dos melhores hotéis em Curitiba.




O Guaíra Palace Hotel está localizado em frente à Praça Rui Barbosa. A propriedade dispõe de restaurante e recepção 24 horas. O Wi-Fi está disponível gratuitamente.





Os quartos com ar-condicionado do Guaíra Palace Hotel estão decorados com simplicidade. Incluem TV, geladeira e banheiro privativo.

O Guaíra Palace Hotel oferece uma variedade de pratos doces e salgados no buffet de café da manhã. O restaurante vegetariano do hotel serve cozinha local preparada com ingredientes sazonais.