Quantos dias ficar e quando ir a Curitiba?

Se existe uma cidade para ser visitada o ano todo, essa é Curitiba. Sem praias ou montanhas, seu turismo independe de muito sol ou das temperaturas mais frias. Com clima moderado, abaixo de 18°C, em média, a cidade tem uma temperatura agradável na maior parte do tempo.





O verão é sempre mais chuvoso, principalmente entre fevereiro e março, o que pode atrapalhar passeios nos parques e bosques. No inverno, a temperatura também cai, podendo ocorrer dias muito frios – a menor temperatura já registrada na cidade foi de -5,4°C, em setembro de 1972.

Mas, se estiver com programas para conhecer a “Ilha do Mel”, descendo a serra de trem a partir de Curitiba, é aconselhável dar preferência aos dias de verão.


Se estiver com programas para conhecer a “Ilha do Mel”, é aconselhável dar preferência aos dias de verão

De maneira geral, não é comum o turista ter Curitiba como destino final de viagem. É mais comum a cidade ser uma espécie de “passagem” para Santa Catarina ou para o Rio Grande do Sul. Mas isso é uma pena. Curitiba tem atração suficiente para entreter e encantar o viajante por muito dias!

Uma semana seria pouco para conhecer toda a cidade, passear com calma pela Rua das Flores, assistir uma produção cênica no Teatro Paiol, conhecer o Centro Histórico, bebericar no Largo da Ordem e conhecer as adegas e vinícolas de Santa Felicidade.

Outro fato é que os turistas “de passagem” quase sempre estão na cidade nos fins de semana, quando o movimento nos restaurantes, principalmente em Santa Felicidade, é mais intenso, dificultando um atendimento mais personalizado.